Carro movido a água: milagre ou enrolação

Circulam nas redes sociais e no YouTube vários vídeos sobre milagrosos carros movidos a água. O inventor diz rodar 1000km com 1L de água, o que não faz sentido já que o poder calorífico da gasolina fica em torno de 40MJ/Kg e o do gás hidrogênio umas 2,5 ou 3 vezes mais que isso. Acho que o carro percorreria muito menos quilômetros e com alto consumo de energia elétrica para fazer a eletrólise, mais do que a energia produzida na queima do hidrogênio (o que também não é mencionado no vídeo). Como podemos calcular a energia elétrica necessária para realizar a eletrólise e a quantidade de água em litros necessárias para que carro percorra os 1000 Km só usando água (e baterias)?
Prof. Fernando Lang da Silveira  


Inicialmente destaco que transformar água em combustível, via eletrólise, sem dispender energia é um milagre tão grande ou maior do que transformar água em vinho!
Existem diversos processos para obter, via eletrólise da água, hidrogênio. Tais processos tem rendimento entre 60% e 90%, isto é, para cada unidade de energia elétrica se obtém uma quantidade de hidrogênio que, quando reage com o oxigênio regenerando água, libera de 0,6 a 0,9 unidades de energia.
Portanto, produzir hidrogênio por eletrólise da água DEMANDA uma fonte de energia elétrica e esta energia elétrica NÃO É GRATUITA. 
Um automóvel com motor convencional, isto é, que queime algum combustível para obter energia mecânica,  tem rendimento pouco variável dependendo de qual seja o combustível utilizado. Os motores convencionais que queimam hidrogênio  possuem rendimentos semelhantes aos motores que utilizam gasolina. Explicando melhor, para a mesma quantidade de energia liberada na combustão de hidrogênio ou gasolina, se consegue obter aproximadamente a mesma quantidade de energia mecânica e, portanto, trafegar a mesma quantidade de quilômetros (caso o tráfego aconteça em condições de velocidade, estrada, …, iguais).
Se fizermos eletrólise completa de 1 L de água, obteremos cerca de 110 g de hidrogênio. Esta massa de hidrogênio queimada libera uma quantidade de energia igual a de cerca de 330 g de gasolina queimada ou cerca de 0,5 L de gasolina queimada.
Portanto, ainda que de algum modo milagroso o “inventor” houvesse feito a eletrólise de 1 L de água,  a afirmação no vídeo é tão inverossímil, difícil de acreditar, quanto alguém afirmar que fez uma viagem de automóvel de 1000 km com apenas meio litro de gasolina!

De fato este tipo de notícia é recorrente e sempre incautos analfabetos científicos, crentes em milagres, não só acreditam como pagam para serem empulhados.  O governo do RS, juntamente com o governo federal, “orgulhosamente” (reza o hino rograndense “sirvam nossas façanhas de modelo a toda a Terra”) patrocinou de forma pioneira nos anos 70 o estudo de carros movidos à água por processo um pouco diferente do atual mas que acabou ‘dando com os burros na água‘ literalmente. Mais sobre o efêmero “milagre gaúcho” aqui.
Finalmente é importante notar que a utilização de hidrogênio como fonte energética para motores de diversos tipos é uma realidade antiga.
Posteriormente surgiu uma notícia mais modesta 🙂 sobre o milagre do carro à água tupiniquim, alegando que o maravilhoso processo reduz em 30% o consumo de combustível Entretanto esta notícia continua sendo uma enganação! 
Se a fonte de energia elétrica está DENTRO do carro, a energia necessária para gerar hidrogênio vem do próprio combustível que o motor consome. Assim sendo, para cada unidade de energia dispendida pelo motor, e dado que o rendimento termodinâmico de tais motores é da ordem de 30%,  este processo “inteligente” poderá recuperar no máximo 0,9×0,3=0,27=27% desta energia. A “inteligência” do processo é flagrante para qualquer pessoa minimamente esclarecida em Termodiâmica já que o motor gasta adicionalmente UMA unidade de energia para, depois queimando hidrogênio, no máximo recuperar cerca de 1/4 desta energia.
LEIA TAMBÉM:
- Texto sobre Hidrogênio veicular
- Gerador de hidrogênio. Teste de consumo e potência. Vídeo cortesia do clube High torque – https://www.youtube.com/watch?v=EzsqAdyyeTY
- Reclamação de comprador de projeto de carro à água no ReclameAqui.
- Reportagem sobre o ônibus da UFRJ movido a nitrogênio
- Produção de hidrogênio eletricamente em uma moto não reduz o consumo e apresenta muitos problemas (Leia Aqui)

Fonte: CREF

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