Cientistas prometem remédio que fará com que os dentes cresçam de novo

O início dos testes para "cultivo dos dentes" está programado para julho de 2024 e terá como base décadas de pesquisa no campo. Se esses testes forem bem-sucedidos, os medicamentos terapêuticos poderão estar disponíveis até 2030, dizem os pesquisadores.

Os dentes não voltam a crescer quando nos tornamos adultos, portanto, qualquer desgaste que acontece aos mesmos é permanente. Mas isso é algo que a ciência está tentando mudar. Um grupo de cientistas do Instituto de Pesquisa Médica do Hospital Kitano, no Japão, afirma estar pronto para iniciar os testes clínicos para um tratamento de crescimento dentário.

O início dos testes está programado para julho de 2024 e terá como base décadas de pesquisa no campo. Se esses testes forem bem-sucedidos, os medicamentos terapêuticos poderão estar disponíveis até 2030, dizem os pesquisadores.

O tratamento funciona assim: tendo encontrado uma ligação entre um gene específico chamado USAG-1 e os limites do crescimento dentário em camundongos, os pesquisadores passaram a fazer testes que tentavam bloquear a expressão do USAG-1. Foi descoberto um anticorpo que poderia bloquear com segurança parte da atividade do USAG-1 em camundongos e furões sem levar a efeitos colaterais e gerando um crescimento dentário induzido.

O próximo passo é ver se as mesmas reações químicas podem ser controladas em humanos. Como destaca o Science Alert, inicialmente o tratamento tem como objetivo ajudar pessoas com anodontia, uma condição genética rara que impede que os dentes de leite e adultos cresçam de maneira normal. O tratamento será testado primeiramente em crianças com a doença, e mais adiante, com adultos.

Postar um comentário

0 Comentários